Infelizmente assistimos a notícias dando conta de mais uma morte em clínicas de tratamento estético. Uma mulher de 49 anos morreu durante um tratamento de carboxiterapia em uma clínica na zona oeste do Rio de Janeiro.
O que estará acontecendo?
O problema tem várias origens, algumas culturais e outras técnicas.
A sociedade cobra padrões de beleza difíceis de serem atingidos e mantidos pela maioria da população. Por conta disso a busca pelo jeito mais fácil e rápido, outra característica de nossos tempos faz as pessoas se arriscarem em tratamentos, sem base científica e perigosos.
(...)
A paciente em questão no Rio de Janeiro, estava se submetendo a um tratamento de carboxiterapia, a injeção de gás carbônico nas camadas mais superficiais da pele.
Esse tratamento, que é não reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, teria como objetivo o combate da celulite de marcas na pele.
Em busca nas bases de dados de pesquisa científica médica reconhecida, não encontramos trabalhos científicos demonstrando a eficiência e especialmente a segurança desses tratamentos.
O que encontramos foram relatos de surtos de infecções por bactérias ocorridos apos esse tipo de tratamento, na Espanha, Peru e Venezuela. Todos o surtos, comprovados por estudo bacteriológico e dos tecidos humanos envolvidos.
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/luisfernandocorreia/2010/02/08/mais-uma-morte-na-busca-pela-beleza/
seg, 08/02/10 por luisfernandocorreia | categoria Saúde em foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário