Portal da Saúde

Se você possui dúvidas relacionadas ao bem estar físico e mental, quer se informar sobre novas pesquisas, o que a mídia em geral fala sobre saúde, atividade física, nutrição e qualidade de vida - seja bem vindo e deixe seu recado!

"As marcas na areia do tempo não foram deixadas por pessoas sentadas"

domingo, 27 de junho de 2010

Saúde e a mídia

De alguns meses para cá eu observei que capas de grandes revistas que não são especializadas em esporte e saúde estão colocando em suas capas matérias sobre saúde e exercício.

Essa postura já era esperada numa época onde as pessoas estão cada vez mais distantes de suas naturezas físicas, qualidade de vida e nutrição.

A revista "ISTO É" publicou uma reportagem sobre treinamento funcional e a "revolução do fitness". Na minha opinião, publicou tarde. O treinamento funcional vai bem para diversas modalidades esportivas como treino específico e agora está virando febre em muitas academias de todas as classes e níveis de treinamento. É o treino que mais se aproxima da realidade de movimento humano, da sua especificidade e trabalha por completo a musculatura do corpo sendo benéfica em relação a força, postura, potência e resistência. A seguir trechos da reportagem da "ISTO É":



A malhação do futuro
Exercícios funcionais, abdominais completamente diferentes e treinos que alternam picos de intensidade com pausas de recuperação são os pilares da revolução do fitness
Por Greice Rodrigues

"os exercícios estão movimentando regiões, músculos e outras estruturas do corpo jamais trabalhadas anteriormente – esforço feito com a ajuda de equipamentos criativos, desenhados para exigir mais, é verdade, mas também para ajudar no desenvolvimento de habilidades como equilíbrio e concentração. Tudo ao mesmo tempo.
(...)
para os atletas, os exercícios funcionais têm amplitude global, mas se voltam mais especificamente para atender às necessidades de cada atividade. “Um dos objetivos é prevenir ou auxiliar na recuperação de lesões”, diz o fisiologista Guilherme Molina, professor da Universidade de Brasília.
(...)
Um dos pilares do treinamento funcional é aumentar a resistência cardiorrespiratória. Mas a melhora da força e da performance vem a reboque. Isso é possibilitado por meio de um esquema de treinamento que alterna períodos de exercícios realizados em intensidade máxima com outros, de pausas de recuperação, quando são executados em intensidade mais leve."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Deborah Jabur




Ela treina muito, e treina bem!

Correu uma maratona, meia-maratonas, faz provas de 10km para melhorar o tempo, pois 10 km é a distância que ela correu por dia nos treinos para a maratona!!!

Preocupada e atenciosa com a saúde, ela se alimenta de orgânicos, estará lançando em breve sua própria linha de cosméticos com a dedicação voltada a qualidade dos produtos.

Em entrevista para MANNUAL: uma das minhas mais dedicadas alunas!


http://www.mannual.com.br/entrevista.php?i=73

terça-feira, 22 de junho de 2010

Celulite


Lipodistrofia Ginóide - A celulite ocorre a nível das células do tecido subcutâneo, onde a microcirculação dos capilares (pequenos e finos vasos) no tecido adiposo encontra-se deficiente. Não é exclusividade para nenhuma condição física em especial, como altura, peso e circunferências... todas as mulheres podem apresentar esses furinhos. Atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais

Os fatores que podem piorar o problema são: herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro, álcool, e estresse.

Mais a fundo: No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (células gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.

Se olhar uma capa de revista perfeita te faz questionar... "porque??" lembre-se que a Juliana Paes tem celulite siiiim... a Mischa Barton, todas elas... todas... e eu e você...

Se odeia celulite, é preciso colaborar: praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e beber bastante água.



Citações de: http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/est_celulite.shtml

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Carboidratos


Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar o carboidrato, ou uma molécula de açucar. O açucar mais típico é a glicose.

A gligose é natural e existente nos alimentos ou produzidos pelo corpo através da ingestão de carboidratos mais complexos (gliconeogênese, sintetizada principalmente no fígado).

Após a absorção pelo intestino delgado, a glicose pode ser usada diretamente pela célula para obter energia, armazenada na forma de glicogênio nos músculos e no fígado, ou transformada em gorduras (lipídios) para armazenamento de energia.

Plissacarídeos

Vegetais
Amido - forma de armazenamento dos carboidratos nas plantas, encontrado em sementes, milho, feijões, ervilha, grãos e raízes.

Fibras - são resistentes às enzimas digestivas humanas, porém uma porção é fermentada por bactérias intestinais e acaba sendo utilizada nas reações metabólicas após sua absorção intestinal. são encontradas nas plantas como parte estrutural de folhas, caules, raízes, sementes e cascas de frutas.

Animais
Glicogênio é o carboidrato de armazenamento peculiar ao músculo e fígado dos mamíferos. é sintetizado a partir da glicose no processo de glicogênese.

Durante o exercício, o glicogênio muscular é a principal fonte de energia glicídica para os músculos ativos nos quais está armazenada. quando o glicogênio muscular e hepático é depletado através de restrição alimentar ou exercício extenuante, há a síntese de glicose a partir de outros componentes estruturais dos outros nutrientes, principalmente de proteínas.

Papel dos carboidratos para o organismo

Fonte de energia
A ingestão diária de carboidratos deve ser suficientes para manter as reservas corporais de glicogênio, porém, uma vez alcançada essa capacidade, os açúcares em excesso são transformados em gordura e armazenados desta forma.

Preservação das proteínas
Dietas com baixa ingestão calórica aumentam os níveis circulantes de ácidos graxos e de cetonas. Existem vias metabólicas para síntese de glicose a partir tanto da proteína quanto da molécula de gordura. É um processo usado para aumentar a disposição de carboidratos quando há uma restrição dietética, por exemplo. Há, então, redução temporária nas "reservas" corporais de proteínas, principalmente proteínas musculares. Em condições extremas há redução significativa de massa magra, e sobrecarga de trabalho para os rins.

Ativador metabólico
Se o metabolismo de carboidratos é insuficiente, o corpo irá mobilizar uma quantidade de gordura maior que aquela que se consegue metabolizar. esse processo pode aumentar a acidez dos líquidos corporais (acidose), mais especificaamente com o desmembramento das gorduras.

Combustível para o sistema nervoso central (SNC)
Os sintomas de hipoglicemia são: fraqueza, fome e vertigens. Essa condição prejudica o desempenho físico e explica em parte a fadiga "central" associada com exercício prolongado.
Quando prolongada a hipoglicemia causa perda da consciência e dano cerebral.

Fonte: Mcardle, William D., Fisiologia do exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano., Editora Guanabara Koogan S.A., 1998