Portal da Saúde

Se você possui dúvidas relacionadas ao bem estar físico e mental, quer se informar sobre novas pesquisas, o que a mídia em geral fala sobre saúde, atividade física, nutrição e qualidade de vida - seja bem vindo e deixe seu recado!

"As marcas na areia do tempo não foram deixadas por pessoas sentadas"

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Acelere seu metabolismo


Alimentação adequada, atividade física e ganho de massa muscular contribuem para que o organismo gaste mais calorias mesmo quando não está se exercitando

O metabolismo, de uma forma geral, é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. De forma mais direta, podemos dizer que metabolismo é, simplesmente, a taxa com que o nosso corpo queima calorias para se manter vivo.

Muitos fatores, como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e, consequentemente, o metabolismo mais acelerado) e nível de atividade física influenciam no gasto energético do organismo.

É fácil encontrar pessoas que mesmo com muita dedicação não conseguem emagrecer quase nada no período. Uma das explicações para essa situação é devido a aceleração do metabolismo, que quando lento, tem mais dificuldade em perder as gorduras localizadas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, é possível reverter essa situação e dar uma acelerada no próprio metabolismo, perdendo assim mais calorias e gorduras durante todo o dia.

Para aumentar a velocidade que o organismo trabalha, o indivíduo cujo organismo é mais lento deve se preocupar ainda mais com os alimentos e exercícios físicos, e a atenção a cada detalhe deve ser redobrada. Aliando esses dois conceitos, o corpo perde gordura durante todo o dia, trazendo grandes benefícios na saúde e na estética.

Alimentação balanceada

Não é possível emagrecer de uma forma saudável pulando as refeições do dia ou sobrevivendo apenas dietas milagrosas. É importante que a alimentação esteja sempre balanceada conforme indicação de um nutricionista, para que se tenha energia a todo instante e que ela seja gasta da melhor maneira possível: em exercícios físicos.

Existem alimentos que podem auxiliar nesse processo de aceleração do metabolismo humano, como a salsinha, a maçã, a canela e o gengibre.

Agua

A maioria das funções do corpo acontece na presença de água, a falta dela desacelera o metabolismo. Por isso é tão importante consumir de 8 a 10 copos de água diariamente. Os líquidos são essências para facilitar o trânsito intestinal e eliminar as toxinas, além de transportar vitaminas, minerais e hormônios.

Dormir

O repouso proporciona um equilíbrio do sistema neuro-endócrino, que é responsável pela produção dos hormônios envolvidos no metabolismo, e do sistema digestivo, que libera hormônios, sucos e enzimas responsáveis pela boa digestão.


Atividades físicas

Na atividade física aeróbica, o corpo utilizará a gordura como fonte de energia, queimando tecido gorduroso e diminuindo o percentual de gordura corporal. Se o exercício aeróbico for associado ao anaeróbico (musculação), além da perda do tecido adiposo, há um aumento da massa muscular, também conhecida como massa magra, o que vai favorecer a queima de caloria, inclusive em repouso.

*(matéria revista O2 - abril. Por Maurício Belfante) - parte do conteúdo deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário