Portal da Saúde
Se você possui dúvidas relacionadas ao bem estar físico e mental, quer se informar sobre novas pesquisas, o que a mídia em geral fala sobre saúde, atividade física, nutrição e qualidade de vida - seja bem vindo e deixe seu recado!
"As marcas na areia do tempo não foram deixadas por pessoas sentadas"
"As marcas na areia do tempo não foram deixadas por pessoas sentadas"
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Sedentarismo
O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.
Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico regularmente.
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
- Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3a 5 vezes por semana;
- Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.
Estatísticas:
- No Distrito Federal (21,5%) é o lugar onde mais se pratica exercícios físicos e São Paulo/SP (10,5%) é onde menos se pratica atividade física.
- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta dados de que cerca de 70% dos brasileiros praticam pouca ou quase nenhuma atividade física regular.
- Outras pesquisas comprovam que os hábitos sedentários são responsáveis por 54% do risco de morte por infarto e 37% por câncer.
- Realizado pelo Datafolha, o levantamento mostra que o índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece. Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Na faixa etária de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Dos 45 aos 59 anos, passa para 53%. E entre os idosos de 60 a 70 anos chega ao seu ápice: 57% levam uma vida sedentária.
Citações também de:
Dr. Turíbio Leite Barros Neto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bacana!!
ResponderExcluir